"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino" (Paulo Freire).
RSS

Jogo, Interação e Linguagem

domingo, 13 de março de 2011

Brincadeira da Geléia

As brincadeiras para serem feitas em sala de aula, agora que estamos efetivamente trabalhando, são importantes para o planejamento e bom andamento das atividades diárias com as crianças.
Esta brincadeira eu e Francieli realizamos com as crianças do estágio das séries iniciais (2009.2) e foi muito divertido, todos participaram e adoraram.
Neste inicio de ano eu fiz esta mesma brincadeira com meus alunos, apesar de mostrarem alguma resistência, depois que começamos as risadas foram garantidas.
A "Dinâmica da Geléia" tem como objetivo que todos os participantes se apresentem de forma descontrída. O grupo será disposto em roda e então uma criança (ou quem sabe o professor) começa dizendo "Meu nome é... e minha geléia faz assim... (fazendo um movimento com o corpo)", em seguida todas as crianças falam o nome do colega e imitam seu movimento, a partir daí a criança que fez o movimento se apresenta dizendo algumas características suas.
Esta será uma forma de incentivar a oralidade e mobilizar as crianças para a realização de atividades em sala.

2 comentários:

Francieli Silva disse...

Eu também testei essa brincadeira com uma classe de segundo ano da rede estadual de educação e foi uma festa...
As crianças se envolveram e adoraram mexer com o corpo. Percebi o quanto elas sentem a necessidade de ficar em pé, sentir-se livre da postura de "aluno" que vivenciam durante quatro horas de seu dia.
Durante o curto tempo em que fiquei junto dessa classe, reservamos um tempo juntos para brincar, movimentar o corpo e ser crianças... Foi fundamental para o andamento do projeto...
Obrigada Ingrid por relembrar aqueles bons momentos em nosso estágio.

Tiê disse...

Fui apresentado nessa brincadeira como Batizado do Algusto Boal. Também fiz ela em um abrigo onde trabalho, de modo geral foi bom, mas quis modificar a brincadeira mudando a fala depois do nome, disse que deveriam falar alguma parte, ou palavra, da musica que estávamos cantando. Porém, talvez por haver grande diversidade de idades, duas crianças não quiseram fazer na vez delas... as outras fizeram sem problemas, no fim do dia perguntei se todos tinham gostado, até os que não fizeram gostaram de ver os outros fazendo, e se sentiram bem, apenas repetindo os dos outros.

Postar um comentário

Olá!
Seja Bem vindo!
Seus comentários são muito importantes para a continuação deste Blog!
Sinta-se à vontade para deixar suas sugestões e comentários.